EN

Projeto

Rio do Vento

Sobre o projeto:

O projeto Rio do Vento, ou Complexo Eólico Rio do Vento, é um conjunto de parques eólicos construídos e operados pela Casa dos Ventos, localizados nos municípios de Caiçara do Rio do Vento, Riachuelo, Ruy Barbosa, Bento Fernandes e Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte. A Casa dos Ventos é uma das empresas pioneiras na geração de energia limpa no Brasil e está entre as principais investidoras no mercado de energia renovável no Brasil, identificando os principais recursos disponíveis para geração de eletricidade desde 2007.

A expectativa é que, ao todo, o Rio do Vento tenha 1.038 MW de potência instalada, dos quais 504 MW já estão em operação. O complexo contribui de forma direta na transição energética de empresas de diferentes setores que escolheram fontes renováveis como forma de garantir a sustentabilidade em suas operações.

Essa energia dos ventos amplia ainda mais a matriz elétrica renovável do Brasil e já está transformando a realidade local. Energia limpa, renovável e competitiva é primordial para os parceiros que desejam investir em sustentabilidade e futuro.

Categoria

REDD+ AUD

Localização

Porto Velho, Estado de Rondônia | Lábrea, Estado de Amazonas

Bioma

Amazônia - Brasil

Status

Validação Final

Duração

10 anos

A redução estimada das emissões de gases de efeito estufa (tCO2e) é auditada por certificadoras independentes que fornecem uma uma validação baseada em critérios rígidos e que consideram diversos fatores, como eficiência energética, substituição de combustíveis fósseis por fontes de energia renovável, mudanças de práticas, entre outros. São essas certificadoras que demonstram que os créditos de carbono gerados por esses projetos são de alta integridade por conta do grande impacto ambiental e social positivo.

Metodologia

A energia eólica é uma fonte de energia limpa e renovável gerada a partir do vento, que contribui para a diversificação da matriz energética e desempenha papel importante na mitigação das mudanças climáticas por gerar créditos de carbono de alta integridade.

Standard

Números do projeto

0
tCO2e evitados
+ 0
MW de potência instalada
+ 0
ODS
0
Anos

Principais benefícios do projeto

Um dos maiores complexos eólicos do mundo, o projeto Rio dos Ventos já está transformando a realidade local ao gerar milhares de empregos diretos e indiretos, tanto na construção quanto na instalação do complexo, sempre priorizando a população local. Além disso, parte da renda do projeto é revertida para o desenvolvimento de projetos sociais nas áreas de infraestrutura, educação e saúde.

ODS impactados

Oportunidades sociais

Oportunidades sociais

Impacto ambiental

Materiais para download

Contato

Pessoas mudam os negócios. Negócios mudam o mundo! Quer entender as oportunidades de carbono para a sua realidade?

Redes sociais

Copyright © 2023 - Desenvolvido por