EN

Categoria

AFOLU/ARR

Localização

Alta Floresta e Novo Mundo, Mato Grosso, Brasil

Bioma

Amazônia - Brasil

Status

Em andamento
- Fase de Validação / Verificação

Duração

10 anos - Março/2022 a Março 2023

Projeto Cristalino

O projeto tem o objetivo de contribuir para a remoção do carbono da atmosfera a partir da manutenção de florestas nativas de uma área de 6.633,15 hectares. A área está localizada em uma reserva privada denominada Reserva Cristalino e espera-se que a contribuição deste projeto seja de 113.656 tCO2 em remoções de carbono ao longo dos 10 anos de projeto. Além dos benefícios ao meio ambiente, parte da receita será direcionada à ampliação dos benefícios para as comunidades e proprietários do entorno da área do projeto com o objetivo de melhorar a qualdiade de vida na região.

Metodologia

Foi adotada a metodologia Social Carbon para Remoção de Carbono em Áreas de Conservação Privadas V1.0 - SCM0003, que apresenta um procedimento para determinar a remoação anual de CO2 da atmosfera por áreas de vegetação nativa localizadas em propriedades privadas. A Social Carbon Standard é um padrão holístico de carbono. Os projetos desse padrão vão além do carbono e monitoram impactos sociais, ambientais com participação da comunidade local. O principal objetivo é beneficiar e melhorar as condições de vida das partes interessadas da região do projeto, de forma a reforçar o bem-estar e a consciência cidadã a partir do uso sustentável dos recursos naturais.  

Track record

O projeto tem duração de 10 anos, renováveis por 10 vezes. A duração máxima pode alcançar 100 anos.

6.633.15 hectares

Floresta protegida

11.366 tCO2

Remoções de CO2

10 anos

Duração do projeto


Compromissos

Local Stakeholder Consultation:

Foram conduzidas consultas às partes interessadas em formato virtual e presencial com o objetivo de apresentar o projeto e seus impactos. Foram consultadas escolas, assentamentos e órgãos públicos da região ao entorno do projeto, nos municípios de Alta Floresta, Carlinda e Novo Mundo (MT). O conteúdo a seguir foi devidamente comunicado: A concepção e a execução do projeto, incluindo os resultados do acompanhamento. Os riscos, custos e benefícios que o projeto pode trazer para as partes interessadas locais Todas as leis e regulamentos relevantes que abrangem os direitos dos trabalhadores no Brasil. O processo de validação e verificação do SocialCarbon Standard e a visita do organismo de validação/verificação. O principal canal de comunicação do projeto é via e-mail ([email protected]), disponível 24h para dúvidas, críticas e sugestões.

Safeguards:

A Future Carbon e os proprietários da Reserva Cristalino, bem como a Fundação Ecológica Cristalino, parceira no projeto, comprometem-se a respeitar os direitos humanos e os direitos trabalhistas, a não discriminação, a inclusão social e a equidade de gênero


Nosso impacto

Proteção de Fauna e Flora:

A região do Cristalino é reconhecida por sua rica biodiversidade. Todavia, tem sido altamente pressionada pela degradação e perda de habitat. As atividades do Cristalino Carbon Removal Project visam contribuir com a conservação de fauna e flora e melhorar o fluxo gênico entre as espécies.

Pesquisa e Monitoramento:

A atividade de pesquisa e monitoramento da área é fundamental para evitar o desmatamento e a degradação da área de projeto e colaborar com a pesquisa científica na região. O Cristalino Carbon Removal Project, juntamente com a Fundação Ecológica Cristalino, promove parcerias com pesquisadores de universidades brasileiras e internacionais para ampliar o conhecimento sobre as espécies de fauna e flora e as condições físicas da Reserva Cristalino. Ademais, a área é monitorada diariamente por vigilantes, câmeras trap e sensoriamento remoto para garantir sua proteção.

Educação ambiental:

O futuro da conservação de florestas é responsabilidade de todos nós. Para isso, o Cristalino Carbon Removal Project promove atividades de sensibilização ambiental junto a crianças e jovens da região no entorno do projeto, em parceria com a Fundação Ecológica Cristalino. O Projeto “Um Dia na Floresta” é um exemplo vivo ao possibilitar o contato de crianças de 8 a 10 anos com a Floresta Amazônica. Durante as oficinas, as crianças realizam caminhadas, observações da fauna e da flora, atividades artísticas e dinâmicas de grupo em plena floresta. Tais atividades, além de divertir, despertam a curiosidade, um novo olhar e uma nova conexão com a floresta, um ambiente ao mesmo tempo tão próximo e tão distante.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ONU

Os Planos de Manejo Florestal Sustentável têm a validade inserida no período creditício do projeto, e ocorrem na área do projeto. Dessa forma, Unidades Verificadas de Carbono (VCUs - Verified Carbon Units) associadas direta ou indiretamente à produção agrícola e aos produtos madeireiros das Fazendas poderão ser geradas e comercializadas.

Materiais para download

PPT

Apresentação de Slides da Consulta Virtual

Materiais gráficos

Banner e Folder institucional do Projeto Cristalino

Contato

Pessoas mudam os negócios. Negócios mudam o mundo! Quer entender as oportunidades de carbono para a sua realidade?

Redes sociais

Copyright © 2023 - Desenvolvido por