EN

Sobre o projeto:

O projeto CIBiogás consiste na instalação e operação de um Centro de Bioenergia em larga escala e está em fase de implementação no município de Toledo, Paraná. Desenvolvido com o objetivo de promover a produção e uso do biogás como fonte de energia renovável utilizando dejetos de suínos e outros substratos para a produção de biogás e geração de eletricidade a partir da adoção de sistemas de biodigestão anaeróbica.

Desenvolvido em conjunto pela Itaipu Binacional, CIBiogás, Parque Tecnológico Itaipu e Município de Toledo, o projeto tem a missão de impulsionar o desenvolvimento sustentável por meio da implementação e utilização de tecnologias e práticas relacionadas ao biogás.

O CiBiogás também tem grande impacto socioeconômico, já que promove a inclusão social e econômica através da geração de empregos e renda nas áreas rurais. A implantação de sistemas de biodigestão pode beneficiar tanto os agricultores familiares quanto as comunidades locais, ao incentivar a gestão adequada dos resíduos orgânicos para a produção de energia limpa.

Bioma

Categoria

Biogás

Localização

Toledo - Paraná

Status

Em implantação

Duração

10 anos

O projeto CIBiogás incentiva a adoção de sistemas de biodigestão anaeróbica que permite que a matéria orgânica seja decomposta por micro-organismos em condições controladas e resulte na produção de biogás. Composto principalmente por metano, um potente gás de efeito estufa, o biogás pode ser utilizado como fonte de energia limpa e renovável para geração de eletricidade, calor ou combustível veicular, contribuindo, de forma significativa, no processo de descarbonização.

Metodologia

AMS-III.D. V. 21.0 e AMS-I.D. V.18.0 Ambas as metodologias se baseiam, respectivamente, na geração de energia limpa e renovável a partir de dejetos de animais e de fontes renováveis, reduzindo as emissões de gases nocivos e contribuindo para o processo de descarbonização.

Números do projeto

0
Quantidade de créditos de carbono total
+ 0
Quantidade anual
+ 0
Tempo de duração do projeto

Principais benefícios do projeto

O projeto de Biogás CIBiogás contribui para a agenda de 2030 ao atender seis das 17 metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a agenda de 2030. Entre os principais benefícios, está a geração de novas formas de trabalho e fonte de renda nas áreas rurais, o favorecimento de ambientes de trabalho mais saudáveis e o envolvimento da comunidade local em todo processo. O projeto ainda inibe a poluição da água, mantém o solo limpo e livre de resíduos, além de evitar a emissão de gases nocivos à natureza.

ODS impactados

Oportunidades sociais

Oportunidades sociais

Impacto ambiental

Unidades Verificadas de Carbono (Verified Carbon Units - VCUs) podem ser emitidas para as reduções de emissão de gases de efeito estufa associadas à energia elétrica gerada pela Usina de Bioenergia de Toledo, localizada no Município de Toledo/PR.

Materiais para download

Contato

Pessoas mudam os negócios. Negócios mudam o mundo! Quer entender as oportunidades de carbono para a sua realidade?

Redes sociais

Copyright © 2023 - Desenvolvido por